Pátria Amada BRASIL!

15 de junho de 2010

Chegou o dia tão esperado pelo Brasil inteiro, o pobre, o rico, todos parados diante de seus televisores de plasma de Led, tanto faz, nessa hora até televisão de celular serve.

Eu não tenho bandeira grudada no meu carro nem na frente de minha casa, não tenho uma camisa do Brasil, nem ao menos uma fitinha para colocar no braço, esse patriotismo exagerado demonstrado em época de Copa do Mundo não faz muito minha cabeça. Mas confesso, assisto sim e, cá pra nós, não estou muito confiante na vitória do Brasil não.

"Eu sou brasileiro com muito orgulho e com muito amor" não, também não canto essa musiquinha, seria muita hipocrisia da minha parte. O país do futebol é também o país de muita injustiça, de muitos políticos enriquecendo às custas do dinheiro dos pobres como eu. É também o país de tragédias anunciadas como a do morro do Bumba, em Niterói.

É o país onde juntam-se pessoas voluntariamente para enfeitarem ruas com bandeirinhas, muros pintados, ruas pintadas, mas para ajudar famílias vítimas de desastres é necessário um clamor sem tamanho na mídia.

A Copa do Mundo é um momento onde pessoas esquecem completamente os problemas sociais e direcionam seus olhares somente para a bola, para o título.

E esse título tão esperado, se vier, creio eu, que não mudará nada em minha vida.

5 comentários:

Rebeca Rocha opinou...
Patriotismo forjado.
Nathy opinou...
Nem na minha....
Clara Alvarenga opinou...
Compreendo o que você fala.. também acho um exagero e hipocrisia de muitas pessoas.

Eu particularmente gosto muito de futebol.. nessa copa tenho assistido todos os jogos que posso, sejam do Brasil ou não (me emocionei com o jogo da África do Sul por exemplo e torci muito pela Nogéria). Também não tenho uma camisa, minha casa não é enfeitada, nem nada... mas antes da febre da copa do mundo eu comprei um pingente com uma bandeirinha do Brasil. Hoje as pessoas podem olhar eu usando e achar que tá na moda, mas eu comprei por que apesar de tudo, eu gosto do país e quis demonstrar isso. E continuarei usando depois da copa.

Essas modinhas estão em tudo mesmo... é chato. Muitas pessoas aderem por que é do momento. Vejo um monte de garotas com roupas das cores da bandeira e quando acabar a copa essas roupas ficarão guardadas. tsctsc Um amiga minha tem uma blusa linda com a bandeira estampada de um jeito todo artístico e de vez em quando ela usa. Teve uma vez (fora da copa) que usou e uma pessoa perguntou por que ela estava usando (???) Parece que é feio ser patriota, mas ninguém liga para isso quando é copa do mundo.

bjos flor!
Mone Laudelino opinou...
Tbm n estou colocando muita fé que o Brasil ganhar essa copa n Mony.

belo post.

Bjinhos.
:: Mari :: opinou...
Adorei teu blog!

Quanto ao texto, concordo que há um certo exagero, também não tenho em casa, no carro, nem camisa, nada de apetrecho da copa de um modo geral... salve no blog que pus uma bandeirinha, como boa torcedora, mas isso é o máximo. Apesar de não está botando fé nessa seleção.

Li alguns textos aqui, gostei das musicas sobre amor (escrachado e poético), posso copiar tua ideia, claro com devidos créditos.

Bjos

Até breve,